segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Festa de São Francisco / 2011


Irmão vento: a ação e presença de Deus, 8ª noite de Novena

Na noite da Novena o momento da presença eucarística 
de nosso Senhor Jesus Cristo

Na graça de Deus chegamos a mais uma noite de Novena alusiva a São Francisco das Chagas. Tivemos como subtema da noite: “O louvor de São Francisco pelo irmão vento”.
Como responsáveis o Conselhos de Pastoral da Comunidade dos Bairros e o grupo de cânticos Shalom.
É uma alegria termos em cada dia de novena um irmão sacerdote para levar a mensagem do envagelho a tantos irmãos que estiveram na Praça dos Romeiros, e aos que acompanharam a transmissão pela Rede Paz e Bem de emissoras de Rádio e pela WebTV Paz e Bem do Santuário de São Francisco.
O sacerdote pregador da noite foi Dom José Luiz, Bispo Auxiliar de Fortaleza, Ceará.
E como estado homenageado o Piauí, que nesta noite de novena marca presença com um grande número de fiéis. Bendizemos ao Senhor por tantos irmãos, de todos os estados. Sejam bem vindos e acolhidos na casa de São Francisco!

Vejamos algumas palavras do pregador da noite, Dom José Luiz

“Vamos perceber e sentir o vento, em nosso corpo, nas árvores. Esse vento passa por nós, nos envolve, nos refresca. Como é bom aqui no Sertão depois de um dia tão quente já a noite sentirmos este vento. É a presença de Deus que Francisco compreendeu tão bem. 
Nós não vemos o vento, mais podemos senti-lo. Assim também é Deus, nós não vemos, mas percebemos, sentimos na natureza e nas flores. Francisco nos ensina a ver o nosso Deus, como presente da contemplação. O nosso olhar deve ser de tentar descobrir a presença de Deus, que se mostra na vida e na natureza.
Quando andamos pelo mar, vemos as ondas se agitando, e os pescadores tão pequeninos fazendo a sua pesca e assim eles vão seguindo a direção do vento e sabem o caminho que vai levá-los para colher o peixe. Muitas vezes não vemos mas percebemos a presença amorosa de Deus. Perceber a ação de Deus diante das dificuldades da vida. Queridos irmãos se sentimos este vento é por que Deus está dentro de cada um de nós.
Mas também tem muitos ventos que nos apavoram: os da mentira, das doenças. E muitos ventos que tiram a vida do povo. Quantos ventos têm abatido a vida de nosso povo?
É preciso também, sabermos entender o que nos ameaça, que nos dá e tira o medo.
Precisamos saber o que Jesus quer nos dizer, confiar na sua Palavra.
Pedimos a São Francisco das Chagas que nos proteja de quem nos ameaça.
Jesus está conosco, ele está no meio de nós. Percebemos a sua presença na eucaristia, nas romarias, na união dos encontros da celebração da palavra, nas organizações das mulheres, dos pescadores....
Dai-nos a graça para caminhar com Jesus - Caminho, Verdade e Vida. São Francisco das Chagas, rogai por nós!!!”
 Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário