terça-feira, 2 de agosto de 2011

Perdão de Assis

Basílica de Nossa Senhora dos Anjos

Capela da Porciúncula

Nossa Senhora dos Anjos

No calendário litúrgico, 2 agosto celebra-se o "Perdão de Assis", na Festa de Nossa Senhora dos Anjos, também conhecida como "Porciúncula". Essa é uma das datas mais importantes para a Família Franciscana e todos os fiéis que têm especial afeição por São Francisco.

Uma noite, do ano de 1216, Francisco estava compenetrado na oração e na contemplação na igrejinha da Porciúncula, perto de Assis, quando, repentinamente, a igrejinha ficou repleta de uma vivíssima luz e Francisco viu sobre o altar o Cristo e à sua direita a sua Mãe Santíssima, circundados de uma multidão de anjos. Francisco, em silêncio e com a face por terra, adorou a seu Senhor.

Perguntaram-lhe, então, o que ele desejava para a salvação das almas. A resposta de Francisco foi imediata: "Santíssimo Pai, mesmo que eu seja um mísero pecador, te peço, que, a todos quantos arrependidos e confessados, virão a visitar esta igreja, lhes conceda amplo e generoso perdão, com uma completa remissão de todas as culpas".

O Senhor lhe disse: "Ó Irmão Francisco, aquilo que pedes é grande, de coisas maiores és digno e coisas maiores tereis: acolho portanto o teu pedido, mas com a condição de que tu peças esta indulgência, da parte minha, ao meu Vigário na terra (Papa)".

E imediatamente, Francisco se apresentou ao Pontífice Honório III que, naqueles dias encontrava-se em Perusia e com candura lhe narrou a visão que teve. O Papa o escutou com atenção e, depois de alguns esclarecimentos, deu a sua aprovação e disse: "Por quanto anos queres esta indulgência"? Francisco, destacadamente respondeu-lhe: "Pai santo, não peço por anos, mas por almas".

E feliz, se dirigiu à porta, mas o Pontífice o reconvocou: "Como, não queres nenhum documento"? E Francisco respondeu-lhe: "Santo Pai, de Deus, Ele cuidará de manifestar a obra sua; eu não tenho necessidade de algum documento. Esta carta deve ser a Santíssima Virgem Maria, Cristo o Escrivão e os Anjos as testemunhas".

E poucos dias mais tarde, junto aos Bispos da Úmbria, ao povo reunido na Porciúncula, Francisco anunciou a indulgência plenária e disse entre lágrimas:"Irmãos meus, quero mandar-vos todos ao paraíso!"




Hoje nossa paróquia também está em festa, pois celebramos o Perdão de Assis, somos privilegiados por termos São Francisco das Chagas como padroeiro. Durante todo o dia teremos celebrações na Basílica de São Francisco, às 6h, 9h e às 17h. Os frades franciscanos estarão durante este dia atendendo as confissões na casa dos milagres, lembrando sempre a grandeza dessa indulgência, que a pessoa pode lucrar para a sua própria alma.





Programação

Após a celebração Eucarística das 17h acontecerá à procissão com o Painel de São Francisco pelas ruas: Gervásio Martins, Joaquim Magalhães, Tabelião Facundo, Travessa Severiano Martins, Joaquim Magalhães, Gervásio Martins e Basílica.

Responsáveis pela Celebração: Frei Amilton (Pároco e Reitor do Santuário de São Francisco), concelebrantes e família franciscana.

Grupo de Cântico: Teófilo

Procissão: Todos os Grupos de cânticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário